Asteróide vem pra Terra

O nome do asteróide segundo a NASA é 2007 VK184. Ele é um pedregulho de 1309metros, e está viajando a 70.000 km por hora, vindo nessa ( na nossa) direção. Calcula-se que o impacto com uma pedra dessa gere uma puta duma devastação no planeta, mas dificilmente extinguiria nossas vidas como acreditamos que faria aquele asteróide Pallas, na pior campanha publicitária do universo. O VK184 deixará (se cair aqui) um buraco de 2 km de comprimento e mandará para o saco tudo que estiver vivo num raio de 6000km2.

Ele está agora a 90 milhões de km da Terra, e em tese, só deverá bater por aqui em 2048. Por isso ele ganhou a distinção rara de ser classificado como risco 1 na escala Torino (a escala mundial que mede o risco de impactos escalafobéticos da Terra com meteoros e corpos errantes espaciais)

Embora o choque de impacto celeste desse naipe fosse dramático para nós, é possível que ele não aconteça, porque a medida em que se estuda a trajetória do asteróide, mais preciso são os cálculos de probabilidade de impacto e elas se reduzem bastante. Por conta disso, os especialistas acreditam que em pouco tempo o VK184 voltará ao insignificante risco 0 na escala Torino.

Segundo a NASA, as probabilidades para o objeto que voa a 19km/segundo atingir a Terra são de 1 em 3030.

Mas se atingisse, ele seria três vezes pior do que o que acertou a planície siberiana de Tunguska em 1908.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: