O q fazer qndo um amigo pede dinheiro emprestado

Amigos sempre se ajudam quando isso é necessário e possível. Questões financeiras não fogem a essa regra e quase sempre a mistura de amizade e dinheiro gera conflitos. É quase certo você perder o dinheiro e o amigo. Veja que cuidados tomar para não colocar o relacionamento em risco se houver um empréstimo entre você e um amigo. 1) Você não é obrigado a emprestar dinheiro a amigos, principalmente se você não se sente à vontade com a situação.

2) Você também não é obrigado a emprestar tudo de que a pessoa precisa, mesmo que você conte com ela. Não esqueça as suas prioridades nem os seus próprios planos, para não precisar adiá-los nem colocá-los em risco.

3) Pergunte de quanto seu amigo realmente precisa e quando pretende pagar, para decidir com liberdade se dará o empréstimo ou não.

4) Se decidir emprestar, faça suas contas para definir de quanto pode realmente dispor e deixe claro quando espera que a quantia seja devolvida.

5) Anote o valor emprestado, a data do empréstimo e o dia previsto para o pagamento.

6) Anote também as datas e os valores dos pagamentos parciais e da quitação total da dívida. Assim, evitará qualquer mal-entendido ou esquecimento.

7) Seja discreto e não comente o fato com outras pessoas se não for necessário. Assim você preservará a intimidade e a confiança entre vocês.

8) Se decidir não conceder o empréstimo, avise logo e sem rodeios. Isso evitará incertezas e tensões que podem interferir na amizade.

9) Não justifique a sua decisão. Você não precisa inventar desculpas para dizer que não.

10) Converse sobre os seus motivos somente se você achar que isso ajudará a fortalecer o vínculo.

Importante: O diálogo franco e a confiança são os pilares de uma amizade, e isso é essencial quando a questão envolve dinheiro. Lembre-se do ditado popular que diz “amigos, amigos, negócios à parte”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: